top of page
MANGÁS PAG

2014, história feita para o concurso de mangá nacional. Infelizmente não consegui nem mesmo uma menção honrosa, mas mesmo assim gostei demais do resultado final, aprendi muito, me diverti bastante e sofri um bocado também, feita em 55 dias, com um roteiro que eu tinha apenas na minha mente, feita nas madrugas, horas de almoço, dias de folga e com muitos contratempos. Fui bem ambicioso na época, ao fazer em tão pouco tempo uma história tão grande( 24 pág.)! Ainda mais para quem estava acostumado a fazer histórias de apenas 3 páginas de duração e que levavam um mês para ficarem prontas. 

Feita em folhas A3, lápis e nanquim sobre mesa de luz, mas com desenhos um pouco maiores e separados dos quadros para depois serem colocados juntos, adicionados os balões e tons de cinza. Nossa que erro... achei que seria melhor fazer os desenhos soltos nas páginas para depois scanear, pois meu scanner era pequeno para uma folha A3, péssima ideia, deu muito trabalho para juntar tudo no photoshop. Bom como eu tinha dito, aprendi muito com esse projeto.


Sobre a história, um romance adolescente, com direito a fugas de carro, brigas entre gangues, cabular aulas e a descoberta da coragem quando se tem quem se ama na linha de fogo.

2008, durante o Projeto fanzine nas zonas de Sampa, minha primeira introdução formal ao mundo dos quadrinhos, ministrado pelo prof Ezê, excelente professor. No centro cultural Paulo Duarte, ao lado do Sitio da Ressaca (onde se passa a hq). Consegui um acordo com o meu gerente da época para chegar mais tarde no trabalho durante a semana e compensar nos sábados. Cansativo mais valeu muito a pena!

Feita em A4, lápis e nanquim, com uma mesa de luz improvisada. Tudo novo para mim que apenas tinha finalizado historias com caneta bic, e como foi dificil hahaha, no início com canetas técnicas fazendo os mínimos detalhes, mas ao fim já com o prazo em cima e sem forças comecei a usar o pincel e fazer personagens todos chapados de preto hahahah, mas até que ficou legal. 

Realmente bem amador mas também bem divertido de fazer, pena que poucos terminaram o curso, por isso o nome da hq foi “sobreviventes”.

Sobre a história: Séc. 16, Brazil, São Paulo. Um grupo de bandeirantes faz uma parada inesperada em um sitio abandonado. Uma discussão começa entre eles sobre a partilha de sua carga, índios levados cativos. Nessa noite de atos hediondos, e assassinatos, estes homens que se acreditavam serem desbravadores honrados, mostram suas verdadeiras faces que ficaram manchadas pelo sangue dos inocentes. 

Desafio três páginas

Iniciadas em 2015, consistem de histórias curtas completas, em apenas três páginas. Desafio criado com meu colega artista Carlos Saints, baseadas na formula das tiras de jornal de apenas três quadros com começo, meio e fim em apenas três quadros.

A mão livre ou digitais com os mais diversos e absurdos temas, tem como objetivo, treinar a narrativa, desenho, criatividade e a arte sequencial.

bottom of page